QUEM SOMOS
A ONG PALMEIRINHA era um dos programas da UICN na Guiné-Bissau, criado em 1992, depois da Cimeira Mundial do Ambiente, que teve lugar no Brasil -Rio 92. A organização tinha como objectivo principal sensibilizar os alunos de idade compreendida entre os 10 e os 14 anos sobre o seu meio ambiente imediato;
Aumentar-lhes conhecimentos sobre o seu meio ambiente e incitá-los a transmitir esses conhecimentos aos adultos através das informações concretas e fiáveis do boletim Palmeirinha. Com a retirada progressiva dos financiadores principais da UICN, nomeadamente a DDC em Dezembro de 2003, deu-se uma profunda reestruturação desses programas na Guiné Bissau.
Assim, os técnicos do Programa da Educação e Comunicação Ambiental “PALMEIRINHA“ com uma larga experiência adquirida ao longo dos 12 anos
de projecto em matéria da educação e comunicação ambiental tanto ao nível nacional como internacional, decidiram transformar o Programa numa ONG denominada: Grupo de Apoio à Educação e Comunicação Ambiental – GAECA PALMEIRINHA em 22 de Janeiro de 2004. Esta organização tem como objectivo principal prosseguir as acções de educação e comunicação ambiental nas Áreas Protegidas e no seio da sociedade guineense, com vista a uma gestão e utilização durável dos recursos naturais e da biodiversidade da zona costeira da Guiné-Bissau.
Visão
A nossa visão se baseia numa política do ambiente virada para a conservação e utilização racional dos recursos naturais na qual o cidadão é chamado a participar pelo que a sua acção tende a ser assumida e equivaler-se às do Estado.
Missão
A nossa missão é de informar, educar e comunicar a sociedade guineense, os decisores, sector privado para que utilizem de forma durável os recursos naturais e a biodiversidade, assegurando mudança de atitudes e comportamentos que atentem contra o ambiente nas Áreas Protegidas (AP).
Valores
A defesa do ambiente e a participação do cidadão na conservação dos recursos naturais são valores que a ONG Palmeirinha coloca no centro das prioridades da sua actuação e no sentido de se assegurar um desenvolvimento sustentável.